Trìade Comunicação

Mais »

 
NOTÍCIAS

Psicoespaço lança programa para orientar carreira de jovens carentes

Decolar Psicoespaço

As atitudes e decisões tomadas no presente podem ser determinantes para um futuro profissional de sucesso. Nesse sentido, para aumentar a empregabilidade de jovens capixabas, a Psicoespaço, uma das mais reconhecidas e tradicionais empresas de recrutamento, seleção e treinamento do Estado, acaba de lançar o programa “Decolar: Transformando Gerações”, que tem como objetivo ajudar alunos de escolas públicas a fazerem as escolhas corretas para que cheguem mais bem preparados ao mercado de trabalho.

Na primeira etapa do projeto, todos os meses, psicólogos e consultores da empresa realizarão uma oficina em colégios municipais e estaduais da Grande Vitória com adolescentes de 15 a 17 anos, estudantes das 7ª e 8ª séries. O foco é despertá-los para a vida profissional, incentivando-os a sonharem com uma profissão e mostrando como isso pode mudar sua realidade social. “Serviremos como um ativador de sonhos, para oferecer um norte aos jovens, despertando as condições para mudarem sua própria realidade”, explica a consultora de Recursos Humanos da Psicoespaço, Juliana Cardoso.

A primeira edição do programa acontece nesta terça-feira, dia 11, às 10h, na escola Judith da Silva Góes Coutinho, em Ponta da Fruta, Vila Velha (ES), para um total de 110 alunos. “Na ocasião, realizaremos atividades lúdicas com os estudantes. Em uma delas, por exemplo, eles terão que soltar a imaginação para desenhar a profissão que sonham seguir”, explica Juliana.

A ação engloba ainda um “circuito” de redação, aberto tanto para os alunos participantes como para os demais jovens capixabas, que os incentivará a escreverem sobre a profissão que desejam seguir. Depois de avaliados, serão escolhidos nove textos, cujos vencedores ganharão um teste vocacional completo, incluindo as entrevistas com psicólogo.

Mas o projeto vai além. Numa segunda etapa, serão realizadas ações também para as famílias desses jovens. Para isso, após cada escola visitada, os alunos responderão um questionário sobre a relação familiar, que contemplará informações sobre número de irmãos, moradia, profissões dos pais etc. Após a coleta de dados, a Psicoespaço vai oferecer para toda a família oficinas de teatro, cultura, leitura e esportes por meio de empresas parceiras. O objetivo é envolver todos os familiares num processo de recuperação da autoestima e de transformação de suas realidades.