Instalação correta das tubulações da caixa d’água evita vazamentos
A instalação de um reservatório de água exige atenção de quem executará o trabalho a fim de evitar problemas futuros, como o transbordamento da caixa d’água. Para isso existem algumas normas que contribuem para a perfeita instalação. A norma ABNT NBR 5626, que trata da instalação predial de água fria, estabelece exigências e recomendações relativas ao projeto, à execução e à manutenção para o bom desempenho da instalação e da garantia de potabilidade da água. Entre as exigências está a instalação, em todo reservatório, das tubulações de aviso, extravasor e limpeza, além das essenciais tubulações de entrada e saída.
A tubulação de aviso alerta o transbordamento da caixa d’água, permitindo que a água deságue quando a torneira-boia apresenta falha. Essa tubulação deve desaguar em local de fácil observação. Geralmente, o projeto utiliza uma saída única da caixa d’água para ladrão e aviso. O Extravasor, conhecido como ladrão, serve para escoar o excesso de água quando o nível máximo for superado. A falta do ladrão pode gerar transtornos e prejuízo, caso a caixa d’água transborde sobre a laje, danificando pintura, gesso, móveis e instalação elétrica.
A recomendação técnica é que a tubulação do extravasor seja, no mínimo, um diâmetro superior ao diâmetro da tubulação de entrada, como explica a coordenadora de Produto da Fortlev, Andrea Wittwer Mathedi. “Como a água entra na caixa d’água sob pressão, ela enche mais rápido que a saída da água do reservatório. No caso de falha da torneira-boia, se a tubulação de entrada e extravasor forem do mesmo diâmetro a água entrará mais rápido que a saída e a caixa d’água transbordará”.
Toda caixa d’água deve ter uma saída exclusiva para esvaziamento da água, a tubulação de limpeza. Isso porque despejar na coluna de distribuição a água da limpeza, contendo sujeira e produtos químicos, pode prejudicar os mecanismos das válvulas, torneiras, chuveiros e demais equipamentos.
Segurança
Para um sistema de armazenamento de água seguro e de acordo com a norma é preciso no mínimo quatro flanges e três registros na sua instalação. O Adaptador Soldável com Anel para caixa d’água (flange) da Fortlev possui características que facilitam a instalação das tubulações da caixa d’água. O gabarito para instalação indica o diâmetro do serra-copo para furação da caixa. As aletas do flange foram desenvolvidas para facilitar o aperto da peça. O formato especial do anel de vedação não se desloca durante o aperto da peça, proporcionando assim uma vedação segura.
Conheça a posição correta das tubulações do reservatório
1 – tubulação de aviso
2 – tubulação de extravasão
3 – tubulação de limpeza
4 – tubulação de entrada
5 – tubulação de saída