Em tempo de escassez de água, saiba como escolher o tamanho ideal da caixa d’água
A busca por alternativas para o armazenamento de água vem crescendo com a escassez nos sistemas de abastecimento de várias cidades do país. A solução passa, entre outras medidas, pela escolha da capacidade correta (tamanho) do reservatório de água que irá atender as demandas dos moradores da residência, garantindo, dessa forma, uma reserva adequada ao consumo e evitando contratempos.
Basicamente, a definição da capacidade (volume) ideal de caixa d’água diz respeito à quantidade de água consumida na edificação, que dependerá da natureza do local (tipo de construção) e de sua taxa de ocupação. Ainda é importante considerar a regularidade do abastecimento público. Caso ele não seja constante, o reservatório poderá ser dimensionado para atender a residência pelo período de dois dias (dias de reserva), para o caso de eventuais falhas de abastecimento.
Baseado na referência média do consumo residencial de água no Brasil, por pessoa, que é de 150 litros por dia, para calcular qual a caixa d’água ideal basta multiplicar esse valor (150 litros/dia) pelo número de pessoas na residência e, em seguida, multiplicar pelo número de dias de reserva de água (2 dias, por exemplo). O resultado final determinará o volume ideal do reservatório. Assim, como exemplo, o cálculo para definir a caixa d’água ideal de uma residência em que habitam cinco pessoas, já considerando eventual falta de abastecimento, será: 150 litros/dia X 5 pessoas X 2 dias de reserva, que é igual a 1.500. Ou seja, a caixa d’água ideal para essa residência será de 1.500 litros. Vale ressaltar, também, que nas regiões onde a falta de água é comum, ou constante, é interessante prever, ao invés de 2 dias, até 4 ou 5 dias de reserva.
Aproveitamento de recursos naturais
Outra boa forma de reservar água é fazer a captação de água da chuva e armazená-la em cisternas. O aproveitamento, nesse caso, é indicado para a rega de canteiros e jardins, limpeza de pisos, calçadas e playground e lavagem de carros (gastos que representam cerca de 50% do consumo de água nas cidades), além de descarga em banheiros.
A Fortlev, há 26 anos no mercado e líder nacional na produção de reservatórios para armazenamento de água no país, possui em seu mix de produtos: caixas d’água de fibra de vidro e de polietileno, tanque de polietileno, cisterna horizontal e cisterna vertical. No site da empresa www.fortlev.com.br é possível conhecer todas as soluções disponíveis.