Trìade Comunicação

Mais »

 
NOTÍCIAS

Dor nas costas pode ser sintoma de mieloma múltiplo

criobanco2

Alguns estudos no país indicam que ocorre demora do diagnóstico da doença, o que faz com que pacientes comecem o tratamento já com o quadro clínico avançado. Conheça os principais sintomas do problema, já que a descoberta precoce pode permitir o controle da doença permitindo tratamentos mais efetivos como o transplante autólogo de medula óssea.

De acordo com a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), cerca de 5 mil casos de mieloma múltiplo são tratados a cada ano no país. A doença, que atinge a medula óssea, é caracterizada pelo desequilíbrio nas proteínas do corpo, provocando baixa imunidade.  Mais frequente em idosos, acima de 60 anos, representa 1% de todos os tipos de câncer, sendo o segundo mais comum entre os hematológicos, ficando atrás dos linfomas não-Hodgkin, em adultos.

O diagnóstico nem sempre é precoce, já que o mieloma não se apresenta na forma de tumores ou nódulos, mas suas células ficam espalhadas pela medula óssea. Por isso, é importante ficar atento aos sintomas e sinais da doença para, em caso de suspeita, ser encaminhado rapidamente ao tratamento. Cansaço, fraqueza, infecções constantes e dores ósseas nas costas podem indicar o mieloma. Entretanto, a dor nas costas é também um sintoma muito comum associado a doenças degenerativas da coluna de caráter benigno e não indica por si só que o paciente tenha a doença.

De acordo com o hematologista André Marinato, coordenador do serviço de diagnóstico do Criobanco Medicina e Terapia Celular, o Espírito Santo dispõe de um serviço de ponta para a detecção de doenças sanguíneas, como o mieloma. “O equipamento de citometria de fluxo é a última palavra em tecnologia científica para avaliação de células em suspensão. No total, mais de 140 patologias do sangue podem ser diagnosticadas com precisão a partir da técnica, dentre elas o mieloma múltiplo”, explica.

O médico acrescenta que o serviço transformou o cenário de diagnósticos, já que centraliza os diversos tipos de exames solicitados, otimizando tempo e recursos despendidos. O grande diferencial do serviço, que também atende hospitais que fazem tratamentos pelo SUS, é oferecer um diagnóstico mais rápido e uma definição de prognóstico mais precisa, aumentando as chances de cura de pacientes que têm algum tipo de câncer do sangue, já que auxiliam na escolha do tratamento mais adequado.

Tratamento

O hematologista Edgard Nascimento, diretor do Criobanco, ressalta que a maior indicação de autotransplante de medula óssea é atualmente o mieloma múltiplo. “Entre os 53 casos de autotransplante de medula óssea realizados no Hospital Santa Rita de Cássia em parceria com o Criobanco, 50% são de pacientes portadores de mieloma”, pontua.

Saiba mais:

Sinais e sintomas do mieloma:

- Cansaço e fraqueza

- Aumento dos níveis de cálcio no sangue

- Dores ósseas constantes na coluna, com irradiação para pernas e região glútea

- Fraturas ósseas espontâneas ou tumores ósseos

- Mau funcionamento dos rins

- Infecções constantes

Tratamento:

- Quimioterapia

- Radioterapia

- Transplante de Medula Óssea

- Transplante de Células-Tronco

- Plasmaférese

- Uso de medicamentos para diminuição dos sintomas