Como escolher a profissão sem medo de errar
Muitos jovens já sabem desde pequenos que carreira profissional seguir quando adultos. Outros, no entanto, só decidem na hora da inscrição para o vestibular. Momentos de decisão são sempre difíceis.
Para a coordenadora de Recrutamento e Seleção da Psicoespaço, Riviane Damásio, não há fórmula mágica para escolher o direcionamento da carreira, mas há como aumentar as chances de acerto. “Quando se junta vocação, investimento na carreira e mercado, há mais possibilidades de fazer a escolha correta”, afirma.
Segundo ela, o profissional que consegue identificar a profissão que vem ao encontro de suas habilidades, competências e motivações, que visualiza um nicho de mercado dentro dessa escolha e que se prepara através de conhecimento tem maiores chances de acertar na escolha. “Não basta, portanto, fazer um curso e cruzar os braços, e sim ver quais frentes devem ser conquistadas para compor um currículo diferenciado”, destaca.
Para não errar na escolha
Pessoas insatisfeitas com a profissão é uma situação mais comum do que se imagina. De acordo com Riviane, alguns fatores podem contribuir para uma má escolha, como a imaturidade, a falta de autoconhecimento e de informação sobre a profissão escolhida, e a pressão familiar e do mercado (geralmente por profissões mais bem remuneradas). “Muitos ficam mais indecisos diante da gama de cursos e pela interferência de pessoas que buscam ajudar”, destaca.
Para ela, o início do Ensino Médio é o momento ideal para que o jovem comece a pensar na carreira. Isso para que no terceiro ano ele não tenha que ser imediatista e sofra intensa pressão. No entanto, não só a escolha é um momento difícil. Uma carreira mal conduzida, na qual o profissional atua em empresas que não valorizam o conhecimento específico que possui, pode a médio e longo prazos causar desmotivação.
Saiba mais:
- Quando começar a pensar na carreira?
No decorrer do Ensino Médio o jovem deve amadurecer uma escolha, de preferência lendo e se informando sobre as profissões com as quais se identifica.
- Há métodos para fazer a escolha certa?
Através de entrevistas e testes que avaliam a personalidade e maturidade, psicólogos podem auxiliar a descobrir qual a profissão que vem ao encontro das expectativas individuais. Quem não tem acesso a esses profissionais, deve buscar identificar suas predileções e se informar sobre as profissões.
- Fiz a escolha errada, e agora?
É importante fortalecer certezas, tanto de que fez uma escolha precipitada, quanto de que gostaria de mudar, e a partir daí buscar uma nova direção.
- Como conseguir o sucesso?
Vocação + bom investimento na carreira + aquecimento do mercado seria uma fórmula, pois, se qualquer um desses vértices ruir, o sucesso pode ficar comprometido. Se dois ruírem, o fracasso é inevitável.