Bailarinos capixabas fazem bonito em festival internacional de dança
Para quem duvida que o Espírito Santo é celeiro de grandes bailarinos, disputando tecnicamente com estados de todo o Brasil e até da América do Sul, um exemplo está no último Festival Internacional de Dança de Cabo Frio, realizado entre os dias 2 e 7 de setembro, na cidade fluminense. Na ocasião, os componentes da Escola de Ballet CriDança e do Grupo DancES realizaram o feito de terem 80% dos trabalhos apresentados com colocação entre 2º, 3º e 4º lugares.
Os competidores, que disputaram com escolas do Brasil e de outros países, mostraram aos jurados e aos demais participantes que o Espírito Santo pode ser considerado um dos estados de maior projeção de dançarinos profissionais e amadores. No total, no festival, foram apresentadas 616 coreografias, em diversas categorias, como balé clássico, jazz, contemporâneo, danças urbanas e de salão.
Considerado o maior evento de dança do Estado do Rio, o Festival, que está em sua décima edição, reuniu grandes nomes da dança de salão, balé clássico, estilo livre e várias outras categorias, interpretadas por cerca de 1,5 mil bailarinos vindos de escolas e companhias do Brasil e do exterior. O evento atraiu durante os seis dias de apresentação mais de 12 mil pessoas.
Além dos alunos da Escola de Ballet CriDança, uma novidade este ano foi a excelente campanha do Grupo DancES/CriDança, formado por bailarinos com registro profissional e o primeiro do Espírito Santo cujos participantes recebem salário mensal e têm todos os gastos custeados para participarem de competições nacionais. Para este festival, o grupo teve ainda o apoio do Instituto Sincades e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que subsidiaram parte das despesas com a viagem.
Vale ressaltar que os bailarinos da CriDança e do Grupo DancES/CriDança tiveram grande destaque no evento, concorrendo com participantes das melhores escolas do país, como Lyceu, Maria Olenewa e Basileu França. Dentre os jurados presentes estavam Toshie Kobayashi, Edy Wilson, Ady Addor, Marisa Pivetta, Alex Neoral, Vladimir Rybyakov, Cecília kerche e João Wlamir, considerados grandes nomes da dança.
Confira as conquistas:
3º lugar no Estilo Livre Avançado Conjunto – Grupo DancES – Vitória/ES
2º lugar no Estilo Livre Avançado Trio – Grupo DancES – Vitória/ES (categoria não teve 1ª colocação)
2º lugar no Estilo Livre Avançado Solo Feminino – Grupo DancES – Vitória/ES
3º lugar no Estilo Livre Avançado Duo – Grupo DancES – Vitória/ES
2º lugar no Estilo Livre Juvenil Conjunto – Escola de Ballet CriDança – Vitória/ES (categoria não teve 1ª colocação)
3º lugar no Clássico Juvenil Conjunto – Escola de Ballet CriDança – Vitória/ES
3º lugar no Clássico Avançado Trio – Grupo DancES – Vitória/ES
4º lugar no Clássico de Repertório Avançado Variação Feminina – Grupo Dances – Vitória/ES
6º e 12º lugares no Clássico de Repertório Juvenil Variação Feminina – Escola de Ballet CriDança – Vitória/ES