Trìade Comunicação

Mais »

 
NOTÍCIAS

Cadastro completo em sites de recrutamento pode ser a chave da contratação

psicoespaco

Se você está entre as pessoas que se cadastram em diversos sites de recrutamento, mas raramente são chamadas para entrevistas, fique atento. Pode ser que seus cadastros on-line estejam incompletos ou desatualizados, um dos problemas mais comuns desses bancos de currículos digitais.

Ao cadastrar seu currículo por meio desses formulários, as informações ficam armazenadas num banco de dados que periodicamente é consultado pelos profissionais de RH, aumentando as chances de ser selecionado. Mas se as informações estão incompletas, isso pode fazer com que você perca boas oportunidades. Somente na Psicoespaço Recrutamento, Seleção e Treinamento, 27% do total de cadastros estão incompletos, o que elimina a chance de uma participação em processos seletivos.

Segundo Carine Cardoso, diretora de Comunicação com o Mercado da Psicoespaço, é importante ter paciência para fazer o cadastro sem pressa, concentração para digitar corretamente e preencher todos os campos solicitados, evitando concluir o documento com informações incompletas. “Ao se cadastrarem, as pessoas também devem procurar utilizar palavras do universo corporativo, frisar nas experiências profissionais e dar mais detalhes sobre as atividades realizadas e suas conquistas na área”, complementa.

Para aumentar suas chances de ter seu currículo acessado, fique atento às dicas.

Dica 1

Muitos candidatos ainda preferem mandar o currículo via e-mail, mas esquecem que a maioria das empresas possui em seus sites um espaço destinado para o cadastramento de candidatos. O e-mail pode acabar se perdendo, já no cadastro, a informação fica armazenada, facilitando a busca.

Dica 2

Para se cadastrar, acesse a página da empresa no www.psicoespaco.com.br, escolha a vaga desejada e preencha todo o cadastro. No momento da inscrição, tenha objetividade para colocar somente o que for relevante e o que está sendo solicitado. 

Dica 3

O candidato pode fazer cadastro no site em geral, mesmo não se identificando com nenhuma vaga em aberto.

Dica 4

Cadastrar-se nos sites de empresas de recrutamento e seleção não garante conseguir emprego. Os processos de seleção são realizados conforme os perfis desejados pelas empresas contratantes.

Dica 5

Ao esclarecer alguma dúvida referente ao cadastro pelo “fale conosco” dos sites, é interessante encaminhar um texto educado e com a digitação correta.

Dica 6

Caso o candidato não tenha experiência profissional, mas possua experiência com trabalhos voluntários, deve dar destaque a esses trabalhos.

Dica 7

Fique atento aos erros gramaticais, nunca escreva em caixa alta e evite informalidades

Dica 8

É importante o candidato colocar os cursos de idiomas e seus respectivos níveis, além de outros cursos de especialização e experiências mais técnicas.

Dica 9

Para quem tem bastante experiência, avalie as informações que de fato são imprescindíveis e seja o mais sucinto possível. Coloque apenas cursos de relevância profissional, por exemplo. Já para aqueles que não têm muitos cursos nem experiência anterior, sinceridade e criatividade devem ser usadas ao preencher os campos do currículo virtual.

Dica 10

E o mais importante: mantenha os seus dados sempre completos e atualizados. Atualize-o sempre que precisar inserir ou mudar alguma informação importante na experiência, nos cursos ou novos empregos e números de telefone.