Espírito Santo sediará festival internacional de teatro
O Espírito Santo será sede do 4º Festival Intelatin – Intercâmbio de Teatristas Latinoamericanos Independentes – em 2015. A decisão foi tomada pelos países participantes da atual edição do evento, que acontece na cidade de Zipaquirá, na Colômbia, desde o último dia 10 e segue até esta terça-feira (20). O planejamento e a organização do festival no Brasil ficará sob a responsabilidade da Folgazões Companhias de Artes Cênicas, grupo de teatro capixaba. A cidade que acolherá o evento ainda será definida pela organização.
O grupo Folgazões, que está na Colômbia apresentando a peça “O pastelão e a torta”, na 3ª edição do Intelatin, comemorou a decisão e reforçou a importância do evento. “A troca de experiências teatrais entre os países participantes é intensa. Além disso, o olhar sobre a realidade política, social e econômica de cada país é sempre enriquecedora, bem como a integração cultural, que vai da música e da gastronomia aos costumes, lendas e histórias”, contou Foca Magalhães, um dos integrantes do grupo. “Vai ser extremamente importante e relevante para o Brasil receber esse festival de teatro latinoamericano em 2015”, completa.
A Companhia desembarca da Colômbia direto para o Festival Nacional de Teatro de Guaçuí, onde participa da mostra competitiva de espetáculos de rua com a peça “O Auto do Tatu”, no próximo sábado (24), às 10h, na Praça da Matriz.
Sobre o Folgazões
A Folgazões Companhia de Artes Cênicas foi fundada oficialmente em 2007, na cidade de Vitória (ES). Em sua trajetória vem desenvolvendo uma estética teatral própria estabelecida a partir de três diretrizes: o diálogo entre as linguagens da música, da dança e da arte da comicidade; a pesquisa das tradições culturais brasileiras, em especial do universo plural capixaba; e a utilização de espaços não convencionais para encenação que possam aproximar a relação ator/espectador, como praças, ruas e parques. Site: www.companhiafolgazoes.com.br.
Companhia capixaba é selecionada para representar o Brasil em festival internacional de teatro
Atores do Espírito Santo irão representar o Brasil durante e 1º Festival Latino-Americano de Teatro de Zipaquirá, na Colômbia, que acontece entre os dias 10 e 20 de agosto. O grupo escolhido foi a Folgazões Companhia de Artes Cênicas, que vai participar do evento com a peça “O Pastelão e a Torta”. O encontro, que também incorpora o 3º Intercâmbio de Teatristas Latino-americanos Independentes (Intelatin), será uma oportunidade para criar espaços de manifestações artísticas que gerem reflexão e diálogo frente o resgate das tradições através das artes cênicas.
Organizado pela Corporação Artística e Cultural Inconsciente Coletivo, o festival terá, além da exibição do grupo capixaba, 12 apresentações de companhias de teatro de rua de vários países. São eles: Argentina, Colômbia, Cuba, Espanha, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela. Durante o festival haverá uma mesa-redonda com o tema “Resgate das tradições através da arte do espetáculo” e oficina de Teatro de Rua. O objetivo é, por meio da difusão do teatro e das artes em geral, conservar e fazer relevante a identidade latino-americana e seus costumes, construindo uma rede de artistas e os integrando através do intercâmbio artístico. A Folgazões tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura que financiaram parte das passagens dos integrantes, através de seus editais.
Sobre a peça O Pastelão e a Torta
A peça, farsa medieval encenada na linguagem de teatro de rua, traz no elenco os atores Wyller Villaças, Vanessa Darmani, Duílio Kuster e Foca Magalhães. A obra adaptada é dirigida coletivamente pelos integrantes, com enredo que narra as aventuras e desventuras de dois mendigos, Julião e Balandrot, em busca de um suculento pastel e de uma apetitosa torta que são vistos na janela do casal de pasteleiros Joaquim e Marieta. Esteticamente, o espetáculo é fruto de uma fusão de várias linguagens que estão presentes no processo de pesquisa e treinamento permanente do grupo, como a comicidade, a música e o teatro de rua.
Sobre a Folgazões Companhia de Artes Cênicas
A Folgazões Companhia de Artes Cênicas foi fundada oficialmente em 2007, na cidade de Vitória (ES). Em sua trajetória vem desenvolvendo uma estética teatral própria fundada a partir de três diretrizes: o diálogo entre as linguagens da música, da dança e da arte da comicidade; a pesquisa das tradições culturais brasileiras, em especial do universo plural capixaba; e a utilização de espaços não convencionais para encenação que possam aproximar a relação ator/espectador, como praças, ruas e parques. Site: www.companhiafolgazoes.com.br.