Cirurgia pós-bariátrica: principais dúvidas
Os pacientes ex-obesos e que já passaram por cirurgia de redução de estômago contam com uma boa notícia para o resgate de uma vida ainda mais feliz e de bem com o corpo. As técnicas da cirurgia plástica pós-bariátrica para a retirada do excesso de pele e da flacidez estão cada vez mais aprimoradas e modernas. Como explica o cirurgião plástico Fábio Zamprogno, embora ainda recente no país, a cirurgia plástica pós-bariátrica incorporou métodos que possibilitam reduzir e disfarçar as cicatrizes, permitindo um resultado eficaz e com menos complicações pós-operatórias.
Realizada há menos de quatro anos em larga escala no Brasil, a plástica pós-bariátrica vem registrando aumentos crescentes depois da popularização da operação de redução de estômago. Segundo Zamprogno, um dos pioneiros na realização da cirurgia no Estado, o procedimento é procurado principalmente pelos pacientes que já estão com o peso estabilizado e que sofrem com o excesso de pele.
“Após a cirurgia de redução de estômago, o paciente emagrece muito, geralmente entre 40 e 100 quilos. O resultado é a perda da elasticidade da pele e o aparecimento da flacidez, o que dificulta a mobilidade, a higiene pessoal, as relações sexuais e ainda pode ocasionar o aparecimento da dermatite de contato pela transpiração. Para esses pacientes, a única alternativa para o resgate de uma vida normal é a intervenção cirúrgica”, comenta.
Principais dúvidas
Quais os principais problemas enfrentados por quem fez uma cirurgia bariátrica?
Após a cirurgia de redução de estômago, o paciente emagrece muito, geralmente entre 50 a 100 quilos. O resultado é a perda da elasticidade da pele e o aparecimento da flacidez, o que dificulta a mobilidade, a higiene pessoal, as relações sexuais e ainda pode ocasionar o aparecimento da dermatite de contato pela transpiração.
Por que quem faz cirurgia bariátrica precisa fazer plástica?
A cirurgia plástica reparadora nesses pacientes tem um papel fundamental para melhorar a qualidade de vida, retirando todo o excesso de pele resultante da perda de peso corporal. É uma espécie de segunda etapa do tratamento da obesidade, após a cirurgia para perda de peso. Nesses pacientes, as técnicas tradicionais de cirurgia plástica não surtem efeito, pois são necessárias intervenções mais avançadas, o que resulta em cirurgias mais complexas e longas.
Então, a cirurgia pós-bariátrica é considerada de alta complexidade?
Sim, a cirurgia plástica pós-bariátrica exige uma equipe médica grande, treinada e qualificada. É necessário que o médico faça, em conjunto com o paciente, um planejamento cirúrgico, com o estabelecimento de intervalos, já que não podem ser realizadas mais do que duas grandes operações ao mesmo tempo.
Quanto tempo dura a cirurgia?
Cada procedimento dura de 4 a 6 horas, dependendo da área a ser operada, e exige uma concentração e dedicação intensa da equipe médica. Isso porque os cuidados com o paciente ex-obeso são maiores, principalmente devido às características clínicas anteriores e ao seu histórico de doenças ligadas à obesidade, como colesterol alto, diabetes ou hipertensão.
A cirurgia deixa cicatrizes?
Todo procedimento cirúrgico tem como consequência a cicatriz. E no caso da cirurgia pós-bariátrica, como são realizadas várias intervenções cirúrgicas, inevitavelmente há várias cicatrizes. No entanto, as técnicas estão caminhando para transformá-las em marcas cada vez menos aparentes. Mas geralmente isso é o que menos incomoda o ex-obeso, uma vez que ele estará trocando uma vida de excesso de peso por um corpo mais saudável, embora com algumas cicatrizes.
Quais as áreas do corpo mais operadas?
O abdome e a cintura são as regiões mais solicitadas para a correção plástica. A correção das mamas é a segunda queixa. Muitas vezes torna-se necessário que a plástica de mama com retirada do excesso de pele seja feita com o uso de prótese de silicone. Após grande perda de peso, as mamas além de flácidas ficam muito pequenas, necessitando de uma prótese para melhorar o volume. Porém, os excessos de pele nas coxas, nas costa e nos braços também fazem parte das queixas destes pacientes.
Quais os benefícios da cirurgia pós-bariátrica?
Após a cirurgia, que é realizada em várias etapas, o resultado surpreende o paciente, que se vê livre dos incômodos do excesso de pele. Os resultados de hoje são muito animadores e do ponto de vista psicológico possibilitam uma verdadeira revolução na vida da pessoa, reforçando a autoestima, restaurando a imagem e a satisfação pessoal, e reintegrando-os plenamente à sociedade.