Abracom lança campanha Somos Comunicação Corporativa
Profissionais de diversas formações, com múltiplos conhecimentos e um único objetivo: a comunicação. Esse é o tema central da campanha SOMOS COMUNICAÇÃO CORPORATIVA, que a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) lançou em março, em conjunto com sua Carta de Princípios Éticos.
A campanha de valorização profissional faz parte de um amplo projeto de identidade setorial. O segmento de comunicação corporativa se consolidou nos últimos anos e ganhou importância estratégica. Para atender à crescente demanda por produtos e serviços, as agências precisaram recorrer à expertise de profissionais de diferentes áreas do conhecimento, formando equipes multidisciplinares.
“Alguns se apresentam como jornalistas, outros como RPs, mas também somos economistas, publicitários, designers, arquitetos, administradores, estatísticos e mais uma enorme quantidade de profissionais”, explica a presidente do Conselho Diretivo da Abracom, Gisele Lorenzetti.
Pesquisa da entidade realizada em 2003 mostrava que 85% dos profissionais que trabalhavam nas agências eram formados em jornalismo. Novo levantamento, feito dez anos depois, revelou que esse percentual caiu para 52%, com grande pulverização dos outros 48% entre mais de duas dezenas de formações distintas.
“A campanha surgiu da necessidade de regulamentação do mercado e de estabelecer parâmetros de funcionamento que garantam a segurança jurídica do setor”, afirma o presidente-executivo da Abracom, Carlos Henrique Carvalho.
O segmento de comunicação corporativa movimentou 2 bilhões de reais em 2014. As agências brasileiras geram mais de 15 mil empregos. Nos últimos anos, temos visto o crescente interesse de grandes grupos internacionais no mercado brasileiro. Fora do país, as grandes agências já trabalham com equipes multidisciplinares, não sendo a atividade exclusividade de uma ou outra categoria profissional.
A campanha tem um hotsite www.abracom.org.br/somoscomunicacao, com informações e materiais disponíveis para download. Também foi criada a fanpage Somos Comunicação Corporativa no Facebook, www.facebook.com/somoscomunicacaocorporativa/, com fotos e novidades sobre a campanha. A hashtag #somoscomunicacao é utilizada para divulgar notícias sobre o assunto.
Sobre a Abracom
Criada em 2002, a Abracom é a entidade representativa das agências de comunicação corporativa. Com 210 associados em 19 estados e no Distrito Federal, a Abracom valoriza a cultura da comunicação corporativa e institucional por meio de posicionamentos éticos, excelência técnica e adoção das melhores práticas de gestão, contribuindo para a ampliação e fortalecimento do mercado.