Trìade Comunicação

Mais »

 
NOTÍCIAS

Adolescentes em conflito com a lei participam de palestra sobre empregabilidade e mercado de trabalho

Psicoespaço_Iases

Para aumentar a empregabilidade de jovens do sistema socioeducativo após o período de ressocialização, o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), em parceria com a Psicoespaço, uma das mais reconhecidas e tradicionais empresas de recrutamento, seleção e treinamento do Estado, promoverá uma palestra para 60 internos do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei, localizado em Cariacica. O encontro acontece nesta terça-feira, dia 22, às 10h.

Segundo a sócia e consultora de Recursos Humanos da Psicoespaço, Juliana Cardoso, que ministrará a palestra, o foco do bate-papo será despertar os jovens para a vida profissional, incentivando-os a sonharem com uma profissão e mostrando como isso pode mudar sua realidade social. “Conversaremos sobre o mercado de trabalho e sobre a importância de correr atrás para transformar os desejos em realidade. Serviremos como um ativador de sonhos, para oferecer um norte aos jovens, despertando as condições para mudarem sua própria realidade”, explica.

Para o gerente do Centro Socioeducativo, Rodrigo Trindade, a proposta do CSE é buscar parcerias externas que fomentem o desenvolvimento da autonomia e de competências pessoais dos socioeducandos que cumprem Medida Socioeducativa de Internação. “Além de oportunidades, os socioeducandos precisam ser preparados e conscientes para fazer escolhas que possibilitem uma nova inserção na sociedade. As ações socioeducativas têm papel fundamental de contribuir para a construção de sua identidade, para que possa fazer seu projeto de vida e assumir um papel inclusivo na dinâmica social, através de oportunidades e inserção no mercado de trabalho formal”, ressaltou.

Transformando gerações

A palestra integra o programa “Decolar: Transformando Gerações”, lançado em julho pela Psicoespaço e que tem como objetivo ajudar jovens e adolescentes a fazerem escolhas corretas para que cheguem mais bem preparados ao mercado de trabalho. A primeira ação do projeto foi realizada na escola Judith da Silva Góes Coutinho, em Ponta da Fruta, em Vila Velha (ES), para um total de 110 alunos com idades entre 15 e 17 anos.

A ação engloba ainda um “circuito” de redação, aberto a todos os jovens capixabas, que os incentivará a escreverem sobre a profissão que desejam seguir. Depois de avaliados, serão escolhidos três textos, cujos vencedores ganharão um teste vocacional completo, incluindo as entrevistas com psicólogo.

Já em uma segunda etapa, serão realizadas ações também para as famílias dos jovens, com oficinas de teatro, cultura, leitura e esportes por meio de empresas parceiras. O objetivo é envolver todos os familiares em um processo de recuperação da autoestima e de transformação de suas realidades.