Isofix, novo sistema de fixação da cadeirinha infantil, já está disponível nos veículos Ford
Estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2012, verificou que o uso obrigatório da cadeirinha infantil reduziu em 23% o número de mortes de crianças nos acidentes de trânsito. E para ajudar ainda mais os pais, muitos modelos de veículos nacionais e importados já apresentam o sistema de ancoragem das cadeirinhas, conhecido como Isofix, criado para facilitar a fixação do acessório ao banco traseiro dos veículos.
Segundo os especialistas, além de segurança, a tecnologia facilita a instalação da cadeirinha. O sistema, que é universal, é considerado muito mais seguro que a adaptação brasileira com uso do cinto de segurança. Nos testes realizados pelo Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP), os veículos mais bem avaliados em segurança infantil possuíam Isofix, como os modelos da Ford: Novo Ecosport, Fusion, Edge e New Fiesta.
“Com certeza, é muito mais seguro. Com o Isofix, a cadeira fica presa na carroceria do veículo, de forma mais bem posicionada, possibilitando uma eficiência maior do que somente com o cinto”, explica o diretor do grupo Contauto, Apolo Figueiredo Rizk. Os modelos de cadeirinhas com o Isofix já estão sendo comercializadas no Brasil.