12
NOTÍCIAS

Atividade física no inverno espanta o mau humor e gasta mais calorias

Exercícios

A tentação de ficar recolhido dentro de casa no inverno é inevitável, tanto que praticar atividades físicas parece contrariar a regra geral do que se faz durante as baixas temperaturas. Por isso, poucos têm a consciência de que essa é a época ideal para se movimentar, seja com o intuito de perder peso, seja para desenvolver resistência física ou ainda manter a saúde em dia.

A educadora física e sócia da Azen Academia, Gisely Machado, explica que não é necessário se esforçar demais na prática de atividades nessa época do ano. “O ideal é praticar exercícios leves, de intensidade moderada, durante os quais você ainda sente frio, pois o corpo tende a queimar calorias a fim de aumentar o próprio calor. Sem contar as perdidas na realização do exercício em si”, explica.

Além disso, é fato que a prática aumenta a disposição física e mental, o que significa que o corpo trabalha por dentro e por fora, fornecendo benefícios nos dois sentidos. O que não é aconselhável é se encapotar de roupas, já que isso impede que o corpo trabalhe para recuperar a temperatura ideal e ainda faz com que o suor aumente, causando desidratação.

Por isso, a palavra-chave está no planejamento e na regularidade. Afinal de contas, não basta se levantar e começar a se movimentar. O exercício físico, especialmente nos dias frios, requer um bom alongamento. “No inverno, há um aumento de produção de energia no corpo por métodos anaeróbios, ou seja, sem uso de oxigênio. Isso, juntamente com a produção de ácido láctico na musculatura, pode favorecer o surgimento de lesões”, explica a fisioterapeuta. “É preciso ir com calma”, alerta.

Ainda segundo Gisely, a atividade física aumenta a concentração de endorfina, substância que promove bem-estar e ajuda no tratamento da depressão. “O corpo queima mais calorias para se manter aquecido e aumentar a sensação de calor nos dias mais frios. Assim, as mudanças metabólicas geradas podem potencializar os exercícios e aumentar os efeitos das atividades no organismo”, finaliza.

Dicas para uma boa prática de atividades físicas no inverno:

- Alongar-se bem antes e depois das atividades
- Evitar roupas fechadas e que dificultem a transpiração
- Manter-se hidratado antes, durante e após as atividades
- Não exagerar nos exercícios e evitar sobrecargas. O ideal são atividades leves e moderadas
- Se aquecer após as atividades e proteger-se contra correntes de ar