Veja dicas de como proteger sua moto contra roubos e furtos
Cada vez mais, a motocicleta tem ocupado um lugar importante como meio de locomoção por ser vista como opção para diminuir os gastos com combustível e, consequentemente, dar uma folga ao orçamento. Além desses fatores, há quem não abra mão de praticar o motociclismo como hobby e lazer.
Em qualquer um dos casos, é importante que todo motociclista saiba como proteger a sua moto, evitando que ela seja alvo fácil de ladrões. Muitos modelos vendidos no mercado já possuem dispositivos de segurança, mas, para diminuir as chances de um furto, há proprietários que investem em alternativas, como alarmes de presença, chaves com segredos, correntes e travas. Há, ainda, aqueles que não abrem mão da contratação de um seguro, serviço que está cada vez mais acessível, com diversas modalidades disponíveis no mercado.
Segundo Marco Antônio Silva, gerente da Sucursal Vitória da Porto Seguro, há seguros para motos que atendem a diferentes perfis de motociclistas. “A Porto Seguro oferece o serviço para motos utilizadas para lazer ou locomoção diária, a partir de 90 cilindradas, com coberturas contra colisão, incêndio, roubo, furto e danos a terceiros, além de outras vantagens ao motociclista”, ressalta.
Alguns dos serviços disponíveis, dependendo do plano contratado, incluem carro extra; desconto na franquia, em acessórios, em estacionamentos ou lava-rápidos credenciados; mão de obra gratuita para reparos em eletrodomésticos; assistência para eletrônicos; ajustes emergenciais em rede hidráulica ou elétrica residencial; despachante de moto; e até aplicativo para chamar um táxi em caso de necessidade.
Além de contar com a tranquilidade de um seguro é fundamental manter alguns cuidados importantes para a preservação do bem, que incluem não pilotar de forma distraída; não demorar a descer da moto ou evitar permanecer nela sentado por muito tempo enquanto afivela o capacete; escolher bem a rota, já que nem sempre a mais curta é a mais segura; e conduzir de forma segura, com atenção ao redor e olhando sempre no retrovisor.
Segundo Jânio de Paula, gerente comercial da Moto Vena, concessionária Honda no Espírito Santo, as principais atitudes a serem tomadas estão ligadas ao comportamento do condutor. “Escolher bem o local para estacionar, evitando lugares ermos e ruas desertas, é uma delas. O ideal é parar em locais movimentados, em frente de pontos comerciais, por exemplo. Também é preciso ter em mente que em horários de pouca movimentação, como à noite e nos fins de semana, os cuidados precisam ser redobrados”.
Confira as dicas
- Pilote com atenção máxima e de olho sempre ao redor e no retrovisor
- Evite permanecer sentado na moto com ela ligada
- Procure rotas movimentadas e evitando passar por lugares desconhecidos
- Estacione em locais movimentados
- Não deixe a moto visível mesmo dentro da própria garagem
- Utilize, se conveniente, travas, correntes, alarmes e rastreadores
- Evitar o mesmo caminho sempre que possível, utilizando ruas ou avenidas alternativas