Trìade Comunicação

Mais »

 
NOTÍCIAS

Dia Internacional do Pilates: método segue conquistando praticantes em todo o mundo

Pilates no Morro do Moreno (3)

No próximo dia 2 de maio comemora-se o Dia Internacional do Pilates. A data, também conhecida como Pilates Day, acontece todos os anos no primeiro sábado do mês e reúne praticantes de todo mundo em áreas públicas e privadas com o objetivo de divulgar a atividade que conquista mais adeptos a cada dia.

De acordo com a Sporting Goods Manufacturers Association (SGMA), entidade que reúne fabricantes de produtos esportivos, estima-se que o número de praticantes de pilates nos Estados Unidos seja superior a 9 milhões. No Brasil, ainda não há dados precisos, mas o crescimento pode ser observado pela grande quantidade de estúdios e de pessoas fãs do método.

Considerada uma das atividades físicas mais completas, os benefícios do pilates vão muito além de um corpo esbelto e atlético. Ele busca também o fortalecimento da musculatura com base nos princípios da concentração, da precisão, do controle, da respiração, da coordenação e do alinhamento postural, educando o corpo e a mente.

Além disso, segundo a educadora física Gisely Machado, a atividade é superdemocrática, podendo ser praticada por crianças, jovens, adultos, idosos e também por pessoas em casos bastante específicos, como pacientes em tratamento de câncer de mama ou internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), sempre visando ao bem-estar e à saúde.

Os benefícios do pilates

Na gestação: esse é um período de muitas alterações hormonais e físicas para as mulheres. O pilates contribui para o fortalecimento dos membros inferiores; prepara a musculatura para o ganho de peso; melhora a coordenação motora; e facilita a circulação sanguínea, reduzindo inchaços e dores. Porém, só deve ser praticado após liberação médica.

Na infância: além de colaborar para um sono mais tranquilo, desenvolver o alongamento e promover o fortalecimento muscular, ajuda a minimizar problemas posturais. O diferencial é que os exercícios com as crianças são feitos de forma individual, possibilitando que o professor e o aluno atinjam as metas propostas no começo de cada aula.

Na terceira idade: por se tratar de uma atividade de baixo impacto, o pilates é bastante indicado nessa fase, promovendo o fortalecimento muscular, melhor equilíbrio do corpo, sono tranquilo, alívio para dores articulares e melhora da autoestima. Porém, antes de iniciar as aulas, são necessárias avaliações para que o professor conheça as limitações físicas do aluno idoso.

Para pacientes na UTI: a prática do pilates e o uso da bicicleta e de elásticos diminui o risco de fraturas e lesões musculares, preservando a massa muscular nos pacientes internados. Em muitos casos, mesmo inconscientes, são colocados de pé por uma maca especial. O trabalho ajuda na recuperação e diminui o risco de mortalidade.

Diferentes modalidades

Segundo a educadora física Gisely Machado, atualmente há diversas modalidades e especializações do pilates. Porém, antes de escolher a ideal, o aluno precisa analisar o tipo que mais combina com seu perfil, as necessidades e objetivos desejados e, principalmente, se o instrutor está apto para realizar aquele trabalho. “Para isso, vale checar o currículo do profissional e ver se ele possui os cursos necessários para ministrar as aulas”, explica. Confira os tipos de pilates oferecidos:

Mat pilates:  atividade feita no solo, auxiliada por variados materiais como, rolos, bolas, halteres, faixas elásticas, bosu e magic circles. Os resultados são tão eficazes quanto os conquistados com os aparelhos.

Studio pilates:  os exercícios são realizados com ajuda de aparelhos específicos, como o cadillac, universal reformer, wunda chair, hight chair, ladder barrel, spine corrector e small barrel.

Pilates Allegro: modalidade em grupo, cuja aula é toda feita no reformer e cada aluno em seu aparelho executa o mesmo exercício, na mesma sintonia, promovendo um tom de continuidade.

Neopilates: movimentos do pilates tradicional associados a exercícios específicos do treinamento funcional e do circo e realizados em bases instáveis, com rodinhas.

Pilates funcional: é a soma do pilates tradicional a outras técnicas e movimentos, como a musculação, o RPG, o IsoStretching, do próprio treinamento funcional, entre outros.

História

O métodos pilates foi desenvolvido no início do século vinte pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, que sofreu de raquitismo e asma na infância. Já adulto, por causa de seu corpo franzino, criou o método de fortalecimento muscular baseado no movimento dos animais e de crianças. Os resultados em seu corpo logo começaram a aparecer: músculos mais definidos, melhora na postura e maior flexibilidade, despertando a curiosidade de quem estava a sua volta. Pouco tempo depois, a modalidade começou a se espalhar e a conquistar adeptos em todo o mundo.