Trìade Comunicação

Mais »

 
NOTÍCIAS

Você sabe como fazer a limpeza da caixa d’água?

Caixa Fortlev

Você já avaliou há quanto tempo sua caixa d’água não é limpa? Afinal, não adianta receber água tratada e potável pelo sistema de abastecimento da cidade, se você não tomar os cuidados necessários para armazená-la corretamente. Lembre-se: essa será a água utilizada para consumo, banho, limpeza e para todas as atividades diárias de sua família.

Uma vez distribuída adequadamente pelas companhias de saneamento básico, a responsabilidade de armazenamento e os cuidados para garantir a qualidade da água é do consumidor, e a falta da prática de limpeza periódica da caixa d’água faz com que ela acumule detritos e diversos agentes transmissores de doenças.

Assim, para zelar pela qualidade da água utilizada nas atividades domésticas, é necessário fazer a limpeza da caixa d’água a cada seis meses, ou conforme o recomendado pela companhia de abastecimento e saneamento básico de sua região.

Para facilitar esse processo, a Fortlev, líder nacional e maior empresa de reservatórios de água do Brasil, dá algumas dicas básicas para que você mesmo possa fazer a limpeza da sua caixa.

Veja abaixo a instalação hidráulica correta de uma caixa d’água, escolha um fim de semana tranquilo, separe os materiais necessários e siga os procedimentos para que a limpeza do reservatório seja feita de forma segura.

Itens caixa dágua fortlev

Procedimento 1
Feche o registro de entrada.

Procedimento 2
Consuma e reserve parte da água do reservatório para realização de atividades domésticas, mas tome o cuidado de manter cerca de um palmo de água dentro da caixa, para ser utilizada na limpeza desta.

Procedimento 3
Feche o registro de saída para impedir que a água, ou resíduos, do procedimento de limpeza contaminem a tubulação e os pontos de consumo.

Procedimento 4
Utilize pano e esponja macia para limpar o fundo e as paredes internas do reservatório. Se for necessário, utilize pá plástica e escova de cerdas de fibra vegetal, ou cerdas plásticas macias, para retirar excessos de sujeira/resíduos do reservatório. IMPORTANTE: Nunca utilize vassouras, escova de cerdas metálicas, detergentes e qualquer tipo de sabão, no procedimento de limpeza da caixa d’água.

Procedimento 5
Descarte a água suja pela tubulação de limpeza. IMPORTANTE: Nunca descarte a água suja pela tubulação de saída (pontos de consumo, como: torneiras, chuveiros e descargas), pois todos os resíduos provenientes do processo de limpeza contaminarão e ficarão acumulados nessa tubulação.

Procedimento 6
Após descartar toda a água suja do reservatório, feche o registro de limpeza.

Procedimento 7
Abra o registro de entrada e encha a caixa d’água com cerca de um palmo de água.

Procedimento 8
Com a caixa contendo cerca de um palmo de água, feche o registro de entrada.

Procedimento 9
Adicione cerca de 1L de água sanitária para cada caixa de 1.000 litros. Ou seja, se a caixa for de 500 litros, adicione meio litro de água sanitária. Se ela for de 2.000 litros, adicione 2 litros.

Deixe essa mistura na caixa por duas horas e, a cada 30 minutos, com o uso de um pano, ou de uma brocha, passe a solução nas paredes internas e na tampa do reservatório. IMPORTANTE: não utilize essa mistura (solução) para consumo.

Procedimento 10
Após 2 (duas) horas, abra o registro de saída, torneiras e descargas, para que a solução contendo água sanitária também faça a sanitização de toda a tubulação de saída. IMPORTANTE: não utilize essa água para consumo.

Procedimento 11
Após descartar toda a água, feche todas as torneiras, chuveiros e descargas, e abra o registro de entrada para encher a caixa d’água.

Procedimento 12
Coloque a tampa na caixa d’água, assegure que ela esteja travada e deixe registrada a data da próxima limpeza na parede externa do reservatório.

Observação: por segurança, para descartar qualquer resíduo da água sanitária que, porventura tenha ficado na tubulação, utilize parte da primeira água armazenada na caixa para lavar pisos, banheiros e limpar quintal.